Cirurgia de Pterigio

"A cirurgia de Pterigio é atualmente o tratamento padrão-ouro, com alta taxa de sucesso e baixas chances de recidiva quando realizado com técnicas modernas, como o autoenxerto conjuntival"

Clearfield E, Muthappan V, Wang X, Kuo IC. Conjunctival autograft for pterygium. Cochrane Database Syst Rev.2016;2:CD011349

O que é o Pterigio?

O pterigio é uma alteração comum, caracterizado por um crescimento de tecido na região branca do olho (conjuntiva), que pode avançar por sobre a córnea.
Em estágios iniciais pode causar apenas desconforto, como vermelhidão e sensação de areia. Mas, com o tempo, pode provocar distorção da visão e piora de grau.

A principal causa está relacionada a exposição solar, poeira, vento e fatores ambientais, sendo mais frequente em regiões tropicais.

Como é a cirurgia?

No procedimento é removido o tecido crescido e substituído por um pequeno enxerto da própria conjuntival do mesmo olho do paciente (autoenxerto), técnica moderna que reduz de forma significativa o risco de recidiva.

É indicado quando o pterigio causa sintomas importantes, compromete a visão ou traz impacto estético significativo.

A cirurgia é realizada em ambiente cirúrgico, com anestesia local e recuperação geralmente rápida.

O Padrão Mais Elevado em Tratamento

Uso de Cola Biológica

Sempre que indicado, procuramos substituir os pontos de sutura tradicionais pela cola biológica, proporcionando maior conforto no pós operatório e uma recuperação mais tranquila.

Cirurgia em Ambiente Seguro

O procedimento é feito em centro cirúrgico, com toda a estrutura necessária para segurança e bem-estar do paciente.

Técnica de Autoenxerto Conjuntival

Utilizamos a técnica mais moderna e considerada padrão-ouro atualmente, que reduz a chance do pterigio voltar.

Perguntas Frequentes

O pterigio pode voltar depois da cirurgia?

Sim, essa chance existe, mas com a técnica de autoenxerto conjuntival esse risco é muito menor em comparação aos outros métodos.

Como é a recuperação?

Nos primeiros dias vermelhidão, lacrimejamento e sensação de corpo estranho são comuns. O uso de colírios acelera a cicatrização e o desconforto melhora gradualmente.

Quanto tempo dura a cirurgia?

Em média, de 30 a 40 minutos. O paciente pode ir para casa no mesmo dia.

O resultado é somente estético?

Não. Quando bem indicada essa cirurgia além de melhorar a aparência dos olhos e devolver o conforto ocular pode melhorar a qualidade de visão.