Cirurgia Refrativa à Laser

“A cirurgia refrativa possui uma taxa de satisfação do paciente sem precedentes, de 96% - a mais alta de qualquer procedimento eletivo.”
(Journal of Cataract & Refractive Surgery, Vol. 42, Issue 8, August 2016, Pages 1224-1234)

O que é a Cirurgia Refrativa?

Procedimento cirúrgico moderno e minimamente invasivo, com o objetivo de reduzir a necessidade de correção visual por meio de óculos ou lentes.

Os erros refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo) se estabelecem quando a imagem não é focalizada sobre a retina, e, portanto, a visão não é nítida.

A córnea é a parte mais externa e a principal lente do olho. Remodelando a córnea com laser, é possível focalizar com mais precisão a luz na retina e, assim, corrigir os erros refrativos.
Atualmente, em mais de 90% dos casos, a cirurgia refrativa permite ao paciente independência total dos óculos.

Quais são as técnicas de Cirurgia Refrativa?

FEMTO-LASIK

É realizado um flap (corte ultrafino na córnea em formato de disco) com o Laser de Femtossegundo, o que permite a aplicação do Excimer Laser na camada mais interna da córnea. Sendo assim, há menor superfície a cicatrizar e a recuperação visual é mais rápida.

A técnica de FEMTO LASIK é totalmente a laser, ou seja, sem a necessidade de uso de lâmina do LASIK tradicional. Como são utilizados 2 lasers, é uma cirurgia com o custo mais alto que o PRK.

PRK (Ablação de Superfície)

É removida a camada superficial da córnea (epitélio) e, em seguida, é aplicado o Excimer Laser. O laser promove um remodelamento da córnea, corrigindo o grau do paciente com grande nível de precisão e segurança.

Após o procedimento, é colocada uma lente de contato temporária para proteção e cicatrização da córnea.

O médico especialista em cirurgia refrativa, ao analisar os exames pré-operatórios detalhados, idade e grau, irá definir a técnica ideal e mais segura para cada paciente.
As duas técnicas têm o resultado final similar com alta taxa de sucesso, previsibilidade e segurança.

No dia da Cirurgia

No dia dos exames e da cirurgia: suspender o uso de lentes de contato gelatinosas no mínimo 3 dias antes e 7 dias antes para lentes rígidas.
É utilizado anestésico tópico (colírio) para evitar desconforto durante o procedimento.
A cirurgia refrativa não é considerada um procedimento doloroso.
Geralmente é realizada em ambos os olhos simultaneamente e a duração média da cirurgia é de 15 minutos.
Não é necessária a internação antes ou após a cirurgia. O paciente é liberado logo após o procedimento.

Após a Cirurgia

O pós-operatório do LASIK é bastante confortável. O paciente pode sentir uma leve sensibilidade à luz, sensação de areia nos olhos e leve embaçamento. No dia seguinte à cirurgia, o paciente já pode realizar a maioria de suas atividades.
No PRK, ocorre um desconforto inicial, com ardência, lacrimejamento, sensação de areia no olho, fotofobia e oscilação da visão (principalmente nos primeiros 4 dias). Em poucos dias, o paciente já estará confortável e com uma visão funcional. O resultado final ocorre por volta de 2 meses.
A recuperação no LASIK é um pouco mais rápida do que no PRK, no entanto, não existe diferença significativa entre as duas técnicas no resultado visual final. Ambas são extremamente eficazes.

Perguntas Frequentes

Quem pode fazer cirurgia refrativa?

A cirurgia refrativa é indicada para maiores de 18 anos, com grau estável há pelo menos um ano e exames que comprovem boa saúde ocular.

Como é a recuperação?

Vai depender da técnica cirúrgica. A maioria dos pacientes percebe melhora da visão nos primeiros dias. É comum sentir leve ardência, lacrimejamento ou flutuação visual temporária.

A cirurgia dói?

Não. O procedimento é feito com anestesia em forma de colírio, que adormece a superfície do olho. O paciente pode sentir apenas uma leve pressão ou desconforto passageiro.

Quais erros de refração podem ser corrigidos?

A cirurgia refrativa pode corrigir miopia, hipermetropia e astigmatismo, dentro de certos limites que são avaliados nos exames pré operatórios.

Quanto tempo dura a cirurgia?

O tempo médio total do procedimento é de 15 minutos. A aplicação do laser é muito rápida, durando geralmente segundos por olho.

Quando posso voltar a trabalhar ou estudar?

Em torno de uma 5 dias a uma semana no PRK. Pacientes submetidos à LASIK muitas vezes podem retornar às suas atividades no dia seguinte.